CULTO DOMINGO (05/08/2012)
CULTO DE DOMINGO - 05/08/2012
HINOS DA HARPA LOUVADOS: 10 – EU TE LOUVO - 15 – CONVERSÃO - 509 – AO PASSAR O JORDÃO
LEITURA OFICIAL (OBREIRO BALTAZAR): JO 14:16,17
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." (João 14:16-17)
IRMÃS DO CÍRCULO DE ORAÇÃO LOUVANDO HINO: MEU BARQUINHO]
GRUPO DE JOVENS LOUVANDO HINO: EU ACALMO O MAR
GRUPO DAS CRIANÇAS LOUVANDO HINO: 5 LETRINHAS
GRUPO DE LOUVOR ADORANDO COM O HINO: SONDA-ME
IRMÃO ROBERTO PERUCCI COM OPORTUNIDADE PARA DAR UMA PALAVRA
LEITURA: ATOS 1:11
IRMÃO EDÍCIO COM OPORTUNIDADE PARA DAR UMA PALAVRA
LEITURA: MATEUS 28:20 / ISAÍAS 55:6
IRMÃ CLEUZA COM OPORTUNIDADE PARA DAR UMA PALVARA
LEITURA: JEREMIAS 16:17
PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
PARTOR LOCAL EZEQUIEL SANTANA
Pregador: Pr. Ezequiel Santana
“Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.”
O pastor começa a pregação narrando a passagem acima mencionada e como Jesus chegara até aquela mulher samaritana e a ela pedira água para beber. Nesse momento há uma diferenciação por parte da mulher samaritana, questionando como Jesus, sendo judeu, pedira de beber a ela. O pastor frisa nesse momento a questão do crente ser diferente do mundo, como sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13,14), assim como Jesus era diferente daquela mulher, no modo de vestir e falar. Após ela indagar a Jesus, ele diz a ela que se ela soubesse quem ele era, seria ela a pedir água e Jesus daria água viva. Então com a visão ainda humana, aquela mulher diz que Jesus não poderia dar água para ela, pois ele não tinha nada para tirar água do poço, e além disso, aquele poço era fundo, ou seja, onde mais Jesus acharia essa tal “água viva”? Assim como aquela mulher estava cega e não podia perceber do que Jesus estava falando naquele momento, assim muitas pessoas estão nos dias de hoje, muitas fora do caminho do evangelho, e outros no caminho, mais “dormindo” - espiritualmente falando - (I Co 11.30).
Entretanto, como disse o pastor na pregação, Jesus veio trazer vida, colocando como exemplo a passagem da viúva de Naim, que seguia o cortejo do seu único filho. Segundo a passagem, Jesus vai de encontro àquela mulher, e chegando próximo a ela, toca no esquife (caixão) do filho dela e ele ressuscita, e Jesus o entrega a sua mãe.
Continuando a pregação... Jesus veio “acabar” com a sede espiritual, e quando aquela mulher percebe e entende o que Jesus estava dizendo, ela diz: “Senhor, dá-me dessa água, para que não tenha mais sede, e não venha mais aqui tirá-la”. O que aquela mulher quis dizer é que queria que Jesus desse um fim no seu sofrimento e não precisasse mais se humilhar daquele jeito, vivendo como pecadora, mas ser liberta e ter a fonte da água viva a jorrar em si.
Em seguida, Jesus diz para ela chamar seu marido. Então ela diz que não tem marido. Nesse ponto, muitas pessoas perdem a benção, pois Jesus sabia que o homem que aquela mulher tinha não era dela, e por isso perguntou. Mas muitas pessoas, até pra Deus estão mentindo, achando que podem enganá-Lo, perdendo a benção que poderiam alcançar. Jesus não queria a condenar com isso, mas dar vida a ela e perdoar seus pecados. Jesus também não quer condenar a você, e se há algo que Jesus quer saber, diga a verdade a Ele, pois Ele quer lhe abençoar!
Para finalizar, o pastor relata alguns dados do IBGE dizendo que 26% da população no Brasil é evangélica, que são mais felizes e que saíram da margem da pobreza.
O culto foi maravilhoso e graças ao poder do Espírito Santo de Deus operando no nosso meio, almas se converteram a Deus e receberam a Jesus como único e suficiente salvador no final do culto (mostrado na foto abaixo).
Glória a Deus!
Deus abençoe a todos e até o próximo Boletim do Culto.
Fiquem na Paz do Senhor Jesus!